mensagens espirituais de auto ajuda para os seus momentos de meditação

 

 

 

 

   

   
         

 

         

 

 

 

 20 - AS INVENÇÕES E OS REFLEXOS NA HUMANIDADE

   Ao término deste milênio, o balanço que podemos fazer do progresso material da humanidade, fica circunscrito a pouco mais de dois séculos, ou seja, do período compreendido entre o final do século XVIII - pelos idos de 1750 até o final deste século XX.

   Nestes duzentos e poucos anos, o homem criou, inventou, desenvolveu e produziu a maior parte dos produtos que modificaram extraordinariamente a vida dos habitantes deste orbe.

   Sem dúvida alguma, a máquina a vapor deu o primeiro grande impulso nesse processo que continua num ritmo desenfreado.

   Foi graças a máquina a vapor que a humanidade se viu livre, finalmente, do terrível processo de escravidão das criaturas menos abastadas, brancos e negros, responsáveis pela produção, plantação, colheita e transporte dos produtos dos senhores de posses, dos países que controlavam a indústria e o comércio desses produtos.

   Durante muitos e muitos séculos, a separação entre os senhores e os escravos foi muito acentuada, mas com o advento da máquina a vapor, abriu-se novos caminhos para que todas as criaturas pudessem conquistar sua liberdade individual, produzindo dentro dos limites da sua resistência física, sendo auxiliados pela máquina para as tarefas mais árduas e podendo assim melhorar suas condições pessoais, participando mais ativamente do processo de decisão no trabalho, ainda que numa escala mínima, no início.

   Com o passar dos anos, surgiram dezenas de criaturas preocupadas com o bem estar e a melhoria das condições da vida humana, o que lhes permitiu uma ligação inspirada com as Correntes Espirituais Superiores, que passaram a enviar, a partir daí, muitas inovações científicas e tecnológicas, destinadas à melhoria das condições de vida dos encarnados.

   O século XIX foi muito profícuo, tendo sido desenvolvidos nesse período, os principais inventos que iriam revolucionar a vida terrestre.

   Se fôssemos enumerar a quantidade de inventos que passaram a ser produzidos e utilizados pelas criaturas a partir da produção da máquina a vapor, iríamos passar horas e horas anotando as milhares de invenções que passaram a ser lançadas, dessa época em diante.

   Mas é certo que a contribuição da máquina a vapor foi fundamental para a dinamização dos meios de transporte para as massas, primeiro com as locomotivas, depois com veículos mais leves para o uso nas cidades e no campo.

   Nas indústrias, ela teve um papel muito importante, quando permitiu o rápido desenvolvimento da indústria têxtil, que substituiu os teares manuais pelos movidos a vapor.

   Paralelamente, o gênio inventivo de outras criaturas deu à humanidade outros produtos, que seriam os precursores de todo o progresso tecnológico e científico no século XX: a energia elétrica e o motor a combustão.

   A energia elétrica, no início muito limitada e cara, com o tempo aproveitou as fontes naturais de energia para, associadas, revolucionarem todo o sistema. Assim, a humanidade pôde substituir o fogo pela energia elétrica para inúmeras atividades. Desde a iluminação pública, depois a doméstica, os novos motores elétricos que foram surgindo e substituindo os motores a vapor, em tarefas as mais diversas.

   Os motores a combustão vieram no final do século XIX e início do século XX, permitindo que os veículos fossem sendo aprimorados e assim, foram substituindo pouco a pouco, os animais e o motor a vapor, no impulsionamento, desde pequenas carroças até as carruagens de grande porte. Já no início deste século, com o desenvolvimento dos motores a explosão, diversos estudos e experimentos, sob a inspiração divina, conseguiram finalmente proporcionar ao homem, a realização de uns dos seus maiores sonhos: voar.

   E coube ao brasileiro Santos Dumont, a responsabilidade de produzir os mais pesados que o ar, munidos de força de propulsão própria - o motor - que abriu o caminho para que, em menos de sessenta anos o homem pudesse chegar à Lua, com meios próprios.

   Essa escalada científica e tecnológica foi de grande valor para que o progresso chegasse ao estágio que chegou nos nossos dias.

   O século XX apresentou o marco do desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade terrestre, em todos os tempos.

   As três primeiras décadas deram um impulso fenomenal no processo mecânico das máquinas e aparelhos diversos.

   A quarta e quinta décadas representaram um grande avanço da eletricidade e da eletrônica nos campos das comunicações, as quais iriam prestar um relevante serviço em todos os campos da atividade humana.

  As décadas de sessenta e setenta, foram as responsáveis pela mudança radical de todo o processo, quando a evolução científica e tecnológica no campo da eletrônica sofreu uma verdadeira revolução com o advento da eletrônica digital e da informática.

   Essa revolução modificou totalmente os conceitos da humanidade, que ainda não se deu conta da total transformação que está acontecendo em todas as áreas da atividade humana.

   Esse foi o elemento que veio alterar processos e sistemas, além de abrir novos caminhos para o conhecimento humano.

   Os próximos anos deverão consolidar essa alteração extraordinária no “modus vivendi” desta humanidade.

   A título de exercício, iremos mostrar algumas das mudanças que a tecnologia da informática causou no processo diário da vida do homem terrestre:

   Na educação, área ainda pouco explorada, o computador já permite que o indivíduo produza mais em menos tempo, com mais segurança e resultados imediatos, seja no processo de alfabetização, no treinamento da criança no raciocínio lógico, na coordenação motora, na percepção visual bi e tridimensional, no trabalho profissional em todas as especialidades, no ensino individual de línguas, na avaliação de resultados a ordem, na documentação em geral, na comunicação das pessoas em qualquer ponto da Terra, na produção dos projetos de comunicação gráfico-visual bi e tridimensional com a utilização de novas técnicas nascidas sob o teto da informática, tais como a Realidade Virtual e a multimídia, as quais passaram a oferecer novos recursos para as atividades mais complexas, nas áreas da medicina e da engenharia.

  Na medicina, nos diagnósticos precoces das doenças, orientação racional e precisa para seus tratamentos.

   Na engenharia, permitindo entre outras coisas, que se projete e se apresente “virtualmente” a casa ou a máquina ainda inexistentes, com a possibilidade de se interagir com os ambientes ou seu funcionamento, participando interna e externamente de algo ainda definido apenas no papel.

   No campo da meteorologia, com o extraordinário desenvolvimento dos satélites de pesquisa, aliados às comunicações via computador, o processamento das condições do tempo puderam ser agilizadas de modo a ser possível apresentar na hora, as condições do tempo do momento, de modo visual e em movimento, em tempo real, em qualquer ponto da Terra. Os fenômenos mais críticos, como as chuvas torrenciais, vendavais, furacões, passaram a ser “previsíveis” com muitas horas de antecedência, dando tempo para que as populações de cidades inteiras possam ser evacuadas a tempo.

   No transporte, a precisão cronométrica do computador permite uma maior segurança nas linhas dos metrôs e das ferrovias, na navegação fluvial e oceânica e na aviação, oferecendo recursos os mais avançados e seguros para a monitoração desses veículos e para seus posicionamentos em qualquer tipo de ambiente: água, terra ou ar, com toda a precisão.

   No ambiente doméstico a informática está alterando hábitos e racionalizando o trabalho da dona de casa, inclusive na cozinha. A alteração dos hábitos domésticos tem o objetivo principal de reduzir o volume de trabalho que a mulher ainda é submetida como dona de casa. Contudo, grande parte dessa redução do volume de tarefas domésticas, dependerá principalmente do entendimento e receptividade da própria mulher, que ainda é muito conservadora, procurando quase sempre, reproduzir aquilo que aprendeu da mãe e até mesmo da avó. Isso faz com que se crie uma parede natural entre as inovações e o seu modo de atuar tradicional.

   Com o tempo, em parte devido à nova maneira de pensar dos mais jovens, a mulher e mesmo o homem estarão procurando reduzir suas tarefas caseiras ao máximo. Mesmo na atualidade, podemos enumerar dezenas de tarefas que sofreram substancial mudança nas últimas décadas.

   Por exemplo, a tarefa de lavar a roupa da casa e da família deixou de ser uma atividade tão exaustiva, quando a rotina incluía etapas como “deixar de molho em produtos químicos”, quase sempre corrosivos das mãos, lavagem onde estava incluída a tarefa de “bater e esfregar” a roupa em pranchas ou tablados próprios, colocar a roupa para “tomar sol” e por último proceder à lavagem final, “torcendo-a” antes de “estender” nos varais para a secagem. Essas etapas foram quase todas “concentradas” dentro das máquinas de lavar, onde “atitudes” como “bater ou esfregar”, “lavagem com sabão” e “lavagem final”, “torcida” da roupa, são atividades que qualquer máquina de lavar cumpre perfeitamente. E mais, inclui-se a centrifugação da roupa, onde oitenta a noventa por cento da água é retirada completamente dos tecidos, além da possibilidade de “secá-las”, como processo de finalização da lavagem automática. Essa tecnologia existente há quase cinquenta anos, graças à informática eliminou a presença da pessoa, para o controle de cada etapa do processo, que hoje já realiza todas as etapas automaticamente.

   O mesmo já é possível encontrar nas geladeiras e congeladores de alimentos, nos fogões e fornos, ressaltando-se o advento da tecnologia do micro-ondas, no processo de descongelamento e aquecimento dos alimentos. O processo de congelamento exigiu o processo de aquecimento rápido, onde a tecnologia do micro-ondas tornou possível o casamento perfeito entre o congelador e o forno de micro-ondas. Em um e no outro a informática trouxe a total segurança e confiabilidade dos produtos, a ponto de terem se tornado aparelhos indispensáveis das cozinhas das famílias de todos os níveis socioeconômicos.

   É claro que na maioria dos países pobres, que representam dois terços dos países habitados do planeta, ainda não foi possível a introdução de praticamente nenhuma dessas tecnologias aqui relacionadas, mas são com certeza, objetos do desejo de todos.

   O desenvolvimento científico e tecnológico, ao contrário do que muitos afirmam, é algo sublime, de grande valor e de muita importância para a humanidade e Nosso Pai deseja que mais e mais criaturas possam fazer uso dela, pois é por seu intermédio que se opera, também, o crescimento espiritual, contanto que não se coloque o objeto como o fim, mas sim como o meio pelo qual cada um de vós poderá crescer pelo conhecimento e pelo desenvolvimento do seu intelecto e dinamização da sua inteligência.

   E esses produtos inovadores, trazem no seu bojo, algo mais que a possibilidade de conforto, mais segurança e menos trabalho físico, trazem também a essência da evolução.

   Por isso meus queridos irmãos verifiquem o que o Pai nos reserva para os próximos anos, em inovações a nível científico e tecnológico, fazendo um retrospecto do quanto cada um de vós tem evoluído desde que aqui reencarnou, através do uso e do conhecimento de novas máquinas e ferramentas, que trouxeram a feliz oportunidade para que cada um de vós pudesse reduzir o esforço físico, no cumprimento das atividades diárias, domésticas, no estudo, no trabalho e no lazer.

   Essas são algumas das verdadeiras provas da presença de Deus, na existência de cada um de nós.

   Meditem sobre esta nossa exposição e lembre-se sempre de agradecer ao Pai pelo muito que recebem no seu dia-a-dia, com essas maravilhas da conquista e do conhecimento humano, sob a sempre inspiração divina.

   Obrigado.

   Leonardo da Vinci e Equipe

   psicografado por Franco Zucca em 15 de junho de 1995.

 

HOME    SALVAR OU IMPRIMIR O TEXTO em .PDF    PRÓXIMA MENSAGEM

         

 

        
   

 

 

 

 

www.espiritualmente.com.br

direitos autorais reservados - copyright 2008 / 2012

design compatível para Desktop - Ultrabook - Notebook - Netbook - Tablet - Smartphone